Planejamento e Recomendações para um Cruzeiro Marí­timo
Recomendações, métodos e técnicas a serem aplicados.

O curso procura resumir, de forma prática e clara, o acúmulo de experiências e conhecimentos que através do tempo, obtiveram os navegantes, tanto ao largo de nosso extenso litoral, como nos demais oceanos do mundo, no que tange ao planejamento e acompanhamento da navegação em um cruzeiro marítimo.

Carga horária: 24 horas

Instrutor: Jaime Roberto da Costa Felipe Capitão de Mar e Guerra (RRm) do Corpo da Armada; Hidrógrafo; com experiência na área de navegação como Comandante de três navios hidrográficos da DHN; Encarregado da navegação do Navio-Escola “Brasil” em viagem por quatro continentes; Encarregado da Divisão de Cartografia da DHN; além de ter sido Chefe do Departamento de Ensino da DHN, entre outros itens de igual relevância. Autor do livro Capitão Amador – Navegação Segura em Cruzeiros de Alto-Mar, livro recomendado pela Marinha do Brasil para o exame de Capitão Amador.

Conteúdo

Um conjunto de recomendações, métodos e técnicas a serem aplicados, dos padrões de precisão adequados, das regras para seleção e interpretação das informações disponíveis, e das precauções a serem observadas. Lista, ainda, uma série de notas, lembretes e providências a serem tomadas por navegantes prudentes que desejam realizar cruzeiros marítimos costeiros ou oceânicos.

Como é tratado

A abordagem do estudo aqui realizado abrange, principalmente, as áreas da Segurança da Navegação, Meteorologia e Comunicações, porém não exclui referências ao sistema de propulsão (máquinas, motores ou velas), à estanqueidade e estabilidade, aos equipamentos de sobrevivência no mar, combate a incêndio e primeiros socorros, assuntos inter-relacionados e também merecedores de toda atenção no planejamento de um cruzeiro.

Complementação

Ao final do curso serão feitas referências ao GMDSS (“Global Maritime Distress and Safety System”) e ao serviço de Busca e Salvamento Marítimo (SAR) no Brasil, que não dizem respeito diretamente a um planejamento, mas cujo conhecimento é relevante em um cruzeiro de mar aberto.