Do Rio à Fernando de Noronha, de lá para o Caribe. Não interessa o destino, o céu, ou melhor, o horizonte é o limite.
Como Capitão Amador você estará habilitado para as navegações oceânicas e poderá navegar entre quaisquer portos do mundo. Desperte o navegador dos 7 mares que existe em você!
Carga horária: 84 horas
Pré-requisito: Habilitação de Mestre Amador
Instrutor: Jaime Roberto da Costa Felipe Capitão de Mar e Guerra (RRm) do Corpo da Armada; Hidrógrafo; com experiência na área de navegação como Comandante de três navios hidrográficos da DHN; Encarregado da navegação do Navio-Escola “Brasil” em viagem por quatro continentes; Encarregado da Divisão de Cartografia da DHN; além de ter sido Chefe do Departamento de Ensino da DHN, entre outros itens de igual relevância. Autor do livro Capitão Amador – Navegação Segura em Cruzeiros de Alto-Mar, livro recomendado pela Marinha do Brasil para o exame de Capitão Amador.
Conteúdo programático do curso:
- Astronomia aplicada à navegação:
- Medida do tempo, Hora Média Local (HML), Hora Média de Greenwich (HMG), Hora Legal, fusos horários, transformação de horas;
 - Uso do Almanaque Náutico.
 - Cálculo da Hora Legal da passagem meridiana superior do sol.
 - Posição (Latitude e Longitude) pela meridiana do Sol.
 - Cálculo da hora da preamar pelo método expedito de Estabelecimento do Porto (Passagem Meridiana Inferior e Superior da Lua);
 - Noções de Ortodromia e Loxodromia.
 
 - Meteorologia marinha nos aspectos relacionados à navegação:
- Fenômenos perigosos à navegação (frentes, furacões, ciclones, tempestades isoladas, nevoeiros, Tsunamis, Ondas de Maré);
 - Interpretação, análise e comparação de boletins, cartas sinóticas e imagens de satélites;
 - Climatologia;
 - Circulação geral dos ventos;M
 - Mensagens e telecomunicações meteorológicas.
 
 - Oceanografia:
- Ondas e marulhos;
 - Circulação geral dos Oceanos;
 - Características das correntes costeiras e oceânicas;
 - Principais correntes oceânicas;
 - Estado do mar (escala Beaufort);
 - Interpretação das Cartas Piloto;
 - Identificação dos parâmetros das marés de sizígia e quadratura;
 - Cartas de Correntes de Marés.
 
 - Estabilidade, flutuabilidade, pontos notáveis da estabilidade, altura metacêntrica;
- Curva de Estabilidade Estática;
 - Condições de equilíbrio e suas variações em função de mau tempo, embarque da água do mar, alteração de projeto, consumo, água aberta e avarias;
 - Superfície livre, Banda Permanente;
 - Trim;
 - Esforços longitudinais;
 - Navegação com mau tempo.
 
 - Comunicações na navegação oceânica:
- Equipamentos, procedimentos, frequências de socorro, chamada e trânsito;
 - Estações de terra;
 - “Sistema Global Marítimo de Socorro e Segurança” (GMDSS) e recursos de busca e salvamento no mar: SART, EPIRB, INMARSAT, COSPAS-SARSAT.
 
 - Características, propriedades, precisão, erros, deficiências, avaliação, interpretação, calibração e comparação dos sistemas e equipamentos de navegação eletrônica (GPS, radar, AIS e ecobatímetro);
 - Interpretação das imagens radar:
- Uso do radar para evitar colisão no mar;
 - Sistemas ARPA;
 - Utilização de Rosas de Manobra;
 - Comparação do ARPA com o AIS.
 
 - Navegação radar:
- Linhas de posição de segurança do radar em tempo real;
 - Fundeio de precisão com o radar;
 - Paralelas indexadas;
 - Apresentação em movimento relativo e verdadeiro;
 
 - Navegação por satélites:
- Programação genérica do receptor GPS;
 - Programação para a navegação GPS;
 - Dados completos fornecidos durante a navegação com o GPS;
 - Alarmes;
 - Diferencial GPS (DGPS);
 - Sistemas Integrados de navegação;
 
 - Navegação batimétrica:
- Acidentes geológicos do fundo dos oceanos;
 - Cartas batimétricas;
 - Técnicas de determinação de posição por batimetria;
 
 - Técnicas e procedimentos de sobrevivência em mar aberto
 - Navegação em balsas salva-vidas.