Do Rio à Fernando de Noronha, de lá para o Caribe. Não interessa o destino, o céu, ou melhor, o horizonte é o limite.
Como Capitão Amador você estará habilitado para as navegações oceânicas e poderá navegar entre quaisquer portos do mundo. Desperte o navegador dos 7 mares que existe em você!
Carga horária: 84 horas
Pré-requisito: Habilitação de Mestre Amador
Instrutor: Jaime Roberto da Costa Felipe Capitão de Mar e Guerra (RRm) do Corpo da Armada; Hidrógrafo; com experiência na área de navegação como Comandante de três navios hidrográficos da DHN; Encarregado da navegação do Navio-Escola “Brasil” em viagem por quatro continentes; Encarregado da Divisão de Cartografia da DHN; além de ter sido Chefe do Departamento de Ensino da DHN, entre outros itens de igual relevância. Autor do livro Capitão Amador – Navegação Segura em Cruzeiros de Alto-Mar, livro recomendado pela Marinha do Brasil para o exame de Capitão Amador.
Conteúdo programático do curso:
- Astronomia aplicada à navegação:
- Medida do tempo, Hora Média Local (HML), Hora Média de Greenwich (HMG), Hora Legal, fusos horários, transformação de horas;
- Uso do Almanaque Náutico.
- Cálculo da Hora Legal da passagem meridiana superior do sol.
- Posição (Latitude e Longitude) pela meridiana do Sol.
- Cálculo da hora da preamar pelo método expedito de Estabelecimento do Porto (Passagem Meridiana Inferior e Superior da Lua);
- Noções de Ortodromia e Loxodromia.
- Meteorologia marinha nos aspectos relacionados à navegação:
- Fenômenos perigosos à navegação (frentes, furacões, ciclones, tempestades isoladas, nevoeiros, Tsunamis, Ondas de Maré);
- Interpretação, análise e comparação de boletins, cartas sinóticas e imagens de satélites;
- Climatologia;
- Circulação geral dos ventos;M
- Mensagens e telecomunicações meteorológicas.
- Oceanografia:
- Ondas e marulhos;
- Circulação geral dos Oceanos;
- Características das correntes costeiras e oceânicas;
- Principais correntes oceânicas;
- Estado do mar (escala Beaufort);
- Interpretação das Cartas Piloto;
- Identificação dos parâmetros das marés de sizígia e quadratura;
- Cartas de Correntes de Marés.
- Estabilidade, flutuabilidade, pontos notáveis da estabilidade, altura metacêntrica;
- Curva de Estabilidade Estática;
- Condições de equilíbrio e suas variações em função de mau tempo, embarque da água do mar, alteração de projeto, consumo, água aberta e avarias;
- Superfície livre, Banda Permanente;
- Trim;
- Esforços longitudinais;
- Navegação com mau tempo.
- Comunicações na navegação oceânica:
- Equipamentos, procedimentos, frequências de socorro, chamada e trânsito;
- Estações de terra;
- “Sistema Global Marítimo de Socorro e Segurança” (GMDSS) e recursos de busca e salvamento no mar: SART, EPIRB, INMARSAT, COSPAS-SARSAT.
- Características, propriedades, precisão, erros, deficiências, avaliação, interpretação, calibração e comparação dos sistemas e equipamentos de navegação eletrônica (GPS, radar, AIS e ecobatímetro);
- Interpretação das imagens radar:
- Uso do radar para evitar colisão no mar;
- Sistemas ARPA;
- Utilização de Rosas de Manobra;
- Comparação do ARPA com o AIS.
- Navegação radar:
- Linhas de posição de segurança do radar em tempo real;
- Fundeio de precisão com o radar;
- Paralelas indexadas;
- Apresentação em movimento relativo e verdadeiro;
- Navegação por satélites:
- Programação genérica do receptor GPS;
- Programação para a navegação GPS;
- Dados completos fornecidos durante a navegação com o GPS;
- Alarmes;
- Diferencial GPS (DGPS);
- Sistemas Integrados de navegação;
- Navegação batimétrica:
- Acidentes geológicos do fundo dos oceanos;
- Cartas batimétricas;
- Técnicas de determinação de posição por batimetria;
- Técnicas e procedimentos de sobrevivência em mar aberto
- Navegação em balsas salva-vidas.