PNA - Principles of Naval Architecture
Este módulo incluirá o item Manobrabilidade do Navio em seus subitens Principles of Naval Architecture - PNA, de Lewis, Edward V.
PNA
Carga Horária
84 horas
Data
03 de agosto a 10 de novembro
Dias e Horário
5ª e 6ª feiras, das 18:15 às 22:00
Professor

Baseado na bibliografia recomendada para o concurso, de acordo com a NORMAM 12, este módulo (dividido em três) incluirá o item  Manobrabilidade do Navio (Ship Manoeuverability) em seus subitens Principles of Naval Architecture - PNA, de Lewis, Edward V.

Conteúdo Programático:

PNA 1 - Resistências do Navio (PNA Vol II - Chapter V)

  • Resistência friccional.
  • Resistência a ondas.
  • Resistências relativas às perturbações nas linhas de corrente devido à forma do casco e seus apêndices.
  • A resistência devido ao fenômeno “wave-breaking”.
  • A resistência ao ar e ao vento.
  • A resistência adicional devido às ondas.
  • Os efeitos da variação de calado nas resistências do navio.
  • Efeitos de águas rasas nas resistências do navio.

PNA 2 - Propulsão do Navio e Propulsores (PNA Vol II - Chapter VI)

  • Definição de propulsão.
  • Teoria da propulsão.
  • Interação entre o casco e o propulsor.
  • Geometria do hélice.
  • Cavitação.
  • Tipos de propulsores.
  • A ação de um propulsor parcialmente submerso.

PNA 3 - Controlabilidade do Navio (PNA Vol III - Chapter IX)

  • Estabilidade de governo.
  • Manobras-padrão.
  • Estabilidade e controle do navio.
  • Análise da habilidade de governo de uma embarcação.
  • Acelerações para vante e para ré em um navio.
  • Parar o navio.
  • Distâncias e relações entre tempos e velocidades para se parar um navio.
  • Parar o navio com liberdade para guinar.
  • A manobra de “rudder cycling”.
  • Efeitos e características da máquina e sua dinâmica na guinada.
  • A manobra de “coasting”.
  • Equipamentos auxiliares para se parar um navio.
  • Superfícies de Controle (lemes)
  • Geometria do leme.
  • Princípio de sustentação e arraste: forças e momentos do leme.
  • Princípios do escoamento em torno do leme do navio.
  • Influências da razão de aspecto do leme.
  • Diferenças de atuação entre um leme de estrutura fixa e um do tipo “flap”.
  • Influências da forma do casco na ação do leme.
  • Efeitos do meio ambiente:
    1. Ventos.
    2. Correntes.
    3. Ondas.
    4. Estabilidade de governo com os efeitos do meio ambiente.
    5. Interação do navio com:
      • águas rasas;
      • bancos;
      • canais estreitos; e
      • outros navios.