Logotipo 7ª Regata Cl Vela | BR Marinas

7ª Regata CL Vela | BR Marinas

INSTRUÇÃO DE REGATA

25 de Novembro de 2023 • Marina da Glória

Classes:

VPRS, BRA-RGS (A e B), HPE 25, RAGNGER 22

Categoria

Bico de Proa Monocasco (A e B) e Multicasco

ORGANIZAÇÃO:

CL VELA | BR MARINAS


[NP]
significa que uma infração a esta regra não será razão para protesto por barco. Isso altera a RRV 60.1(a).
[SP]
significa uma regra para a qual uma punição padrão pode ser aplicada pela Comissão de Regata, sem audiência. Isso altera a RRV 63.1, A5.1 e A5.2.

1. REGRAS

1.1 A regata será regida pelas “Regras” conforme definidas nas Regras de Regatas a Vela 2021—2024 da World Sailing.

1.2 A regata é considerada como Inshore Racing de acordo com as definições das Offshore Sailing Regulations da WS Appendix B.

1.3 Aplica-se a NORMAM 03/DPC.

1.4 Os barcos inscritos em regras de rating (tempo corrigido) devem possuir certificado de medição 2023 válido.

1.5 Um barco medido em duas regras, poderá se inscrever em apenas uma classe.

1.6 Será permitido o uso da vela Balão para todos os barcos da categoria Bico de Proa Monocasco (A e B) e Multicasco.

1.7 Em caso de conflito entre o Aviso de Regata (AR) e estas Instruções de Regata (IR), prevalecem as Instruções de Regata.

2. REGULAMENTOS DE SEGURANÇA [DP][NP]

2.1 A comissão de regata irá protestar um competidor que infrinja os regulamentos de segurança a seguir.

2.2 Um competidor que se retira de uma regata deve notificar a Comissão de Regata antes de deixar a área de regata ou, se não for possível, a secretaria do campeonato o mais rápido possível quando chegar em terra. 

3. CÓDIGO DE CONDUTA [DP]

3.1. Os competidores deverão cumprir com qualquer solicitação razoável feita por uma autoridade do evento..

4. AVISO AOS COMPETIDORES

4.1 O Quadro Oficial de Avisos será o Quadro Virtual de Aviso no grupo de WhatsApp do evento. Inclusive os horários de publicação considerados serão os da publicação no Quadro Virtual de Aviso. Utilize o QR Code do Anexo 3 para entrar neste grupo. É de responsabilidade de cada velejador a inclusão no referido grupo.

4.2 Sinalizações em terra serão realizadas também no Quadro Virtual de Aviso no grupo de WhatsApp.

4.3 Quando o galhardete RECON é içado em terra, o seu significado descrito na sinalização de regata RECON é modificado de “1 minuto” para “não antes de 40 minutos”.

5. ALTERAÇÃO DAS INSTRUÇÕES DE REGATA

5.1. Qualquer alteração nas instruções de regata será afixada no Quadro virtual de Aviso, no Grupo de WhatsApp, até uma hora antes da hora programada da regata, exceto alteração no formato ou na programação da regata, que será afixada até às 20h do dia anterior ao dia em que terá efeito.

6. PROPAGANDA [DP]

6.1 Será obrigatório o uso dos adesivos do Patrocinador do Evento na área de até 25% de LOA na proa do barco, em ambos os bordos. O Kit Regata, composto por camisa, adesivo e copo, será entregue no Tropik Beach Club durante o cocktail de abertura no Posto 6 em Copacabana.

6.2 Será obrigatório o uso da camisa oficial do evento durante a Cerimônia de premiação.

7. FORMATO DA COMPETIÇÃO

7.1. O evento consistirá na realização de uma única regata para cada classe e categoria convidadas..

8. PROGRAMAÇÃO

DATAHORAEVENTO
24/11/2023 18:00 às 21:00 Happy hour / cocktail no Hotel Fairmont / Tropik Beach Club, Posto 6 de Copacabana com entrega dos kits (cada barco terá direito a 3 convites)
25/11/2022 9:00 Horário limite para confirmação de inscrições (exclusivamente pelo site) dentro do limite disponível de vagas
12:00 Largada do grupo 1: BRA-RGS (B), Bico de Proa Monocasco (B), Bico de Proa Multicasco, Ranger 22
OBSERVAÇÃO: A Largada do grupo 2 (BRA-RGS (A), Bico de Proa Monocasco (A), HPE 25, VPRS) será após a largada do Grupo 1, conforme sinalização da CR
14:30 Atracação dos barcos no píer A1 da Marina da Glória. DJ, distribuição dos kits gastronômicos e bebidas
15:30 Cerimônia de premiação e sorteios
16:30 Previsão de encerramento

8.1 Nenhum sinal de atenção será dado depois das 15h.

9. BANDEIRA DE CLASSE

9.1 As bandeiras das classes serão:

BANDEIRACLASSES
G 1 BRA-RGS (B), Bico de Proa Monocasco (B), Bico de Proa Multicasco, Ranger 22
G 2 BRA-RGS (A), Bico de Proa Monocasco (A),HPE 25, VPRS

10. ÁREA DE REGATAS

10.1 A área da regata será nos limites interiores da Baía de Guanabara – Rio de Janeiro.

11. MARCAS

11.1 As marcas de percursos para todas as classes, quando não forem marcas fixas, (ilhas, lajes, marcas de sinalização e etc) serão:

Marcas de PercursoMarca de Largada e Chegada
Cilíndrica Amarela Cilíndrica Amarela

12. OBSTRUÇÃO

12.1 A área entre as boias cardinais Norte e Sul da pista do Aeroporto Santos Dumont são obstáculos.

12.2 Nenhum barco pode cruzar as áreas de obstrução definidas no item 12.1 desta IR.

13. PARTIDA

13.1. A linha de partida será entre o mastro desfraldando uma bandeira de cor laranja no barco da CR e uma marca de partida cilíndrica inflável amarela na outra extremidade.

13.2. Um barco que partir depois de decorridos 10 (dez) minutos após seu sinal de partida será considerado como não tendo partido - DNS. Isto altera a RRV A5.1 e A5.2.

13.3. O barco da CR poderá manter sua posição no alinhamento de partida usando motor.

14. MUDANÇA DA PRÓXIMA PERNA DO PERCURSO

14.1. Para mudar a posição da próxima perna do percurso, a comissão de regata poderá:

  1. estabelecer uma nova marca,
  2. mover a linha de chegada, ou
  3. mover a marca de sotavento e remover a marca original tão logo quanto possível.

Quando em uma subsequente mudança de percurso uma nova marca é substituída, a marca original poderá ser usada.

15. CHEGADA

15.1 A linha de chegada será entre o mastro desfraldando uma bandeira de cor azul no barco da CR e a marca de chegada na outra extremidade, nas proximidades a leste da pista do Aeroporto Santos Dumont. O barco da CR poderá manter sua posição no alinhamento de chegada usando motor..

16. LIMITES DE TEMPO

16.1 Os barcos que não chegarem até às 16:00 serão considerados como não tendo chegado (DNF). Isto altera a RRV 35 e A4.1.

17. PROTESTOS E PEDIDOS DE REPARAÇÃO

17.1. [NP] [DP] Formulários de protestos estarão disponíveis na loja CL Vela. Protestos e pedidos de reparação ou reabertura devem ser entregues na CL Vela no prazo especificado.

17.2. O prazo de protesto será de 40 minutos após o último barco (DE CADA CLASSE) cruzar a linha de chegada da regata.

17.3. Avisos aos competidores serão publicados em até 15 minutos depois de encerrado o prazo de protestos, a fim de informá-los das audiências nas quais serão partes ou citados como testemunhas. As audiências serão realizadas na Sala da Comissão de Protestos, localizada na loja da CL Vela, situada na Marina da Glória, no horário indicado nos avisos publicados.

18. CÁLCULO DE TEMPO CORRIGIDO

  • VPRS: Correção de tempo com base no fator TCC
  • BRA-RGS A e B: O tempo será corrigido com base no sistema de tempo sobre tempo (TMFAA/VCR).
  • Bico de Proa:
    » Monocasco A e B: Tempo real de regata.
    » Multicasco: Tempo real de regata.

19. COMUNICAÇÃO POR RÁDIO [NP] [DP]

19.1. A CR usará o canal 74 para comunicação com os barcos participantes.

19.2. Recomenda-se fortemente que todos os barcos tenham um Radio VHF em funcionamento a bordo.

20. PREMIAÇÃO, SORTEIOS e CONFRATERNIZAÇÃO [NP] [SP]

20.1. Serão premiados os 3 (três) primeiros colocados das classes VPRS, BRA-RGS (A -TMF≥0,89 - e B -TMF<0,89), Ranger 22, das categorias Bico de Proa Monocasco (A - ≥27´- e B - <27`), o 1º colocado da classe HPE25 e da categoria Bico de Proa Multicasco. Também será premiado o 1º colocado da Categoria Bico de Proa Monocasco A e B que tiver a tripulação composta por 50% ou mais de mulheres.

20.2. A Cerimônia de Premiação será às 15:30h do dia 25 de novembro de 2023, na Marina da Glória.

20.3. Para ter direito a participar da cerimônia de premiação, os velejadores deverão obrigatoriamente:

  1. estar corretamente inscritos na regata;
  2. estar vestindo a camiseta oficial do evento;
  3. estar com o barco corretamente adesivado.

20.4. Serão sorteados:

  1. 02 pares de 02 convites para o Universo Spanta (BR Marinas);
  2. 02 pares de 02 estadias molhadas contínuas nas marinas do grupo BR Marinas, de acordo com a disponibilidade*;
  3. Sorteios diversos (Ocean Blue)
  4. 01 curso Arrais Amador (CL Vela)
  5. 01 curso Vela Oceânica (CL Vela)

* Sujeito a disponibilidade na data escolhida.

21. LOCAL DE PERMANÊNCIA DOS BARCOS [DP] [NP]

21.1 Os barcos inscritos na regata terão direito a uma vaga no píer A1 (Ver mapa no Anexo 2), na Marina da Glória, para poderem atracar seus veleiros e participar da cerimônia de premiação. Ao término da Regata, os barcos interessados deverão entrar em contato com a sala de rádio (Canal 68 ECHO 37), comunicando sua chegada e aguardar o bote de apoio para orientação da sua vaga.

21.2 As tripulações atracadas receberão durante a cerimônia de premiação o kit gastronômico e bebidas, devidamente embalados, diretamente nos barcos.

22. ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

22.1 Os competidores participam da regata a seu próprio risco. Considere a regra 3, Decisão de Competir. A Autoridade Organizadora não aceitará qualquer responsabilidade por danos materiais, físicos ou morte, relacionados diretamente com a série de regatas e/ou seus antecedentes durante ou depois de completada.

23. TABUA DE MARÉ

Sábado
25/11
07:54 0,2
13:06 1,1
20:06 0,2

24. PERCURSOS

24.1. Segue abaixo, no Anexo 1, os percursos, incluindo a sequência em que as marcas devem ser passadas e o lado pelo qual devem ser deixadas, com os ângulos e distâncias aproximadas, a critério da Comissão de Regatas.

24.2 Antes do sinal de atenção, a CR sinalizará a ordem de largada e o percurso em um quadro na popa da embarcação da CR, assim como no canal VHF 74.

ANEXO 1

PERCURSO 1

(“distância considerada” 9.8 MN)

  1. Partida – Nas proximidades da Marina da Glória entre CR e boia cilíndrica inflável de cor amarela.
  2. Montar boia cilíndrica inflável de cor amarela por BB nas proximidades do Morro da Viúva.
  3. Montar boia cilíndrica inflável de cor amarela por BB nas proximidades do Morro do Morcego, em Niterói.
  4. Montar a boia da DHN amarela Nº 1 (Sul), deixando-a por BB.
  5. Montar Parcel das Feiticeiras, deixando todas as boias por BB.
  6. Chegada será entre o mastro desfraldando uma bandeira de cor azul no barco da CR e a marca de chegada cilíndrica inflável de cor amarela na outra extremidade, a leste da pista do Aeroporto Santos Dumont.

PERCURSO 2

(“distância considerada” 12.2 MN)

  1. Partida – Nas proximidades da Marina da Glória entre CR e boia cilíndrica inflável de cor amarela.
  2. Montar boia cilíndrica inflável de cor amarela por BB nas proximidades do Morro da Viúva.
  3. Montar boia cilíndrica inflável de cor amarela por BB nas proximidades do Morro do Morcego, em Niterói.
  4. Montar BOIA LATERAL ENCARNADA (Margem Leste do Canal Varrido – 22°50’.92S / 043°09’.21W), deixando-a por BB
  5. Montar Parcel das Feiticeiras, deixando todas as boias por BB.
  6. Chegada será entre o mastro desfraldando uma bandeira de cor azul no barco da CR e a marca de chegada cilíndrica inflável de cor amarela na outra extremidade, a leste da pista do Aeroporto Santos Dumont.

PERCURSO 3

(“distância considerada” 6 MN)

  1. Partida – Nas proximidades da Marina da Glória entre CR e boia cilíndrica inflável de cor amarela.
  2. Montar a boia da DHN amarela Nº 1 (Sul), deixando-a por BB.
  3. Chegada será entre o mastro desfraldando uma bandeira de cor azul no barco da CR e a marca de chegada cilíndrica inflável de cor amarela na outra extremidade, a leste da pista do Aeroporto Santos Dumont.

PERCURSO 4

A ser definido pela CR e informado no quadro branco localizado na popa da CR e pelo VHF canal 74.

ANEXO 2

Mapa Marina da Glória

Mapa Marina da Glória

ANEXO 3

Clique no link abaixo para entrar no grupo de WhatsApp

QA 7ª Regata CL / BR

ANEXO 4

Declaração de Conformidade - Bico de Proa

Declaro para fins de inscrição na 7ª Regata CL Vela / BR Marinas que, durante o 2º semestre de 2023, meu barco, o MONOCASCO ou MULTICASCO acima identificado, além de não ter sido certificado por qualquer regra de rating nos últimos 3 anos, apresenta ao menos 4 itens identificados abaixo, atendendo, portanto, os requisitos mínimos estabelecidos pela Flotilha de Veleiros de Oceano do Iate Clube do Rio de Janeiro para participação na categoria Bico de Proa:

Powered by BreezingForms